Igreja Matriz-Albufeira

   A paróquia de Albufeira já existe desde que este território é português.
 A quando do terramoto de 1755 com a consequente destruição da zona urbana, é construída a atual Igreja Matriz, assim como, uma nova Igreja dedicada a Santana e a Igreja de são Sebastião, santo muito referenciado durante toda a Idade Média.
   Depois do terramoto, a zona urbana desenvolve-se na zona sobranceira ao mar para poente, deixando, por anos as ruínas da zona antiga. A nova vila, agora sem muralha, constrói a nova Igreja paroquial, que termina a torre sineira em 1 de Abril de 1869. 
 A Igreja Matriz de Albufeira de Albufeira é um monumento dos finais dos séculos XVIII. Começou a ser construída em 1782 e foi sagrada pelo Bispo de Algarve, D.Francisco Gomes de Avelar, no dia 15 de Julho de 1800.
 De estilo neo-clássico, tem uma só nave, espaçosa, encimada por um majestoso arco triunfal e uma cúpula de belo efeito.
 À entrada, do lado esquerdo, encontra-se o Baptistério, com uma pia baptismal em pedra com oito faces.
 As quatro capelas laterais estão dedicadas respectivamente a São Pedro Nossa Senhora de Fátima, do lado direito;  São Luís e Sagrado Coração de Jesus (outrora do Santíssimo Sacramento) do lado esquerdo.
 Nossa Senhora da Conceição é o Orago desta Igreja e também titular da Paróquia de Albufeira.
 A bela imagem da Padroeira, policromada, setecentista, mede 2,4 metros de altura. Veio de Itália. Está colocada sobre uma mísula dominando o corpo central do espaço religioso, tendo em fundo uma tela da autoria de Samora Barros, pintor albufeirense dos princípios do Século XX.
 Ladeiam  a padroeira as imagens de Beato Vicente de Santo António, sacerdote , natural de Albufeira  e martirizado no Japão em 1632; e a de São José Operário. E também duas pinturas, de São Bento e de São Tiago, patronos das Origens Militares que tiveram uma especial relação com a antiga Vila de Albufeira.
 A Torre Sineira data de 1869. É posterior à construção da Igreja Matriz. Tem 28 metros de altura. Possui um carrilhão de 8 sinos em escala de Fá Maior, com agradável sonoridade.
 O Coro Alto é espaçoso e a ele tem-se acesso por uma escada interior.
 Em 1993 todo o edifício foi restaurado, sobretudo, no seu interior, sem ter sido possível conservar as paredes da nave, pintadas de "escaiola", que estavam muito deterioradas. O presbitério foi adaptado às novas orientações litúrgicas do Concílio Vaticano II. A antiga sacristia, situada no lado norte da Igreja e servida por um arcaz espaçoso, foi transformada em Capela do Santíssimo Sacramento, por ser um espaço bom para o recolhimento e a oração, e reinstalada numa sala do lado sul da Igreja, com acesso directo à rua.
 O edifício da Igreja Matriz é constituído também por um conjunto de salas, a Norte a Sul, que ao longo dos tempos serviram de Escola Primária, Sala de Música, Orfanato, Colégio Particular, e onde estão actualmente instalados alguns dos serviços paroquiais.